Exposição fica em cartaz na Pinacoteca do Ceará até o dia 26 de maio de 2024, com entrada gratuita
Para receber uma exposição especial em homenagem ao artista cearense Leonilson, a Pinacoteca do Ceará realizou um café da manhã para convidados neste sábado (9). O momento, que precedeu a abertura oficial da mostra, que acontece ainda hoje (9), a partir das 16h, foi mediado pelo diretor do equipamento cultural, Rian Fontenele, e pelos curadores Ricardo Resende e Aline Albuquerque.
A exposição, que chega com um nome cheio de enigmas, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e das amizades”, faz parte das programações de aniversário de um ano do equipamento cultural, que estão acontecendo entre os dias 7 e 10 de dezembro. Para os interessados em contemplar as obras, a mostra ficará em cartaz até 26 de maio de 2024.
Presente na ocasião, Nicinha Dias, irmã de Leonilson, falou especialmente à Plataforma MT sobre a exposição e a homenagem ao memorável artista: “Estou super feliz de estar aqui, de estar com a exposição do Leonilson. A expectativa é muito grande. Para mim, é sempre muito reconfortante poder estar participando de cada exposição dele, que é uma coisa que eu faço sempre”.
Nicinha também pontuou que a mostra é uma homenagem não só a Leonilson, que completou 30 anos de partida, mas ao primeiro aniversário do importante equipamento cultural cearense. Ricardo Resente, também em entrevista à Plataforma MT, falou sobre a escolha do nome da exposição, que, numa primeira leitura, pode gerar confusão na mente das pessoas, mas faz referência aos trabalhos do artista.
“Leonilson tem uma característica especial em suas obras, pois ele se utiliza de elementos ou fenômenos naturais, o que a gente chama de equivalência sensível, para falar de sentimentos, de estado de espírito, e funciona, também, como um diário. A obra do artista, cada desenho e cada pintura correspondem, de alguma maneira, a algo que aconteceu com ele no dia em que foi feito o trabalho”, explicou Ricardo.
É a segunda grande exposição dedicada a Leonilnso no Ceará, segundo o curador, contando, desta vez, com 245 trabalhos expostos. Ricardo enfatizou que, embora o legado do artista seja curto, já que ele viveu apenas 33 anos, as obras deixadas impressonam os amantes de arte até os dias atuais. “Leonilson é um artista de hoje. As questões que ele traz em suas obras ainda nos afetam”, completou.
Por sua vez, Aline Albuquerque pontuou que a exposição também traz obras de outros atistas cearenses que conviveram com Leonilson entre as décadas de 1970 e 1980. Nascido em Fortaleza, o homenageado deixou as terras cearenses muito cedo, mas sempre voltou para passar as férias, segundo a curadora, o que o permitiu criar pontes de amizades com pessoas que também encantam e tocam por meio da arte
Assim, a exposição também conta com obras dos artitas cearense Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra. A arquiteta e cenógrafa Gisele de Paula foi a grande responsável pela expografia da exposição de Leonilson, que também falou com exclusividade sobre o trabalho feito na Pinacoteca do Ceará.
“Contruí um novo espaço, que é para o Leonilson aqui na Pinacoteca, nessa comemoração de um ano do equipamento cultural. Meu tabalho está baseado, primeiro, na minha própria cultura e nas minhas raízes, e essa exposição vem não só como uma explosão de cores, mas, também, com muitas formas que constroem o caminho e a trajetória do artista”, explicou Gisele.
Além da abertura da exposição neste sábado (9), a partir das 16h, a público vai ser convidado para uma homenagem a Leonilson, às 17h, no Pátio da Pinacoteca do Ceará, com a leitura de cartas do acervo pessoal do artista por alguns de seus amigos durante o pôr-do-Sol. O momento terá, ainda, uma solenidade que celebra o primeiro aniversário da Pinacoteca do Ceará.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Até o momento, o equipamento já recebeu mais de 122 mil visitantes.
Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – de 9 de dezembro de 2023 a 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.
Programação de aniversário
Quinta-feira (7) – 16h às 17h:
Visita em Libras – programa de ações formativas acessível
Mediação: Weverson Martins
Onde: Mostra Bonito pra chover – exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras
Sábado (9) – 16h
Abertura da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Onde: Pavilhão expositivo 1
Classificação indicativa: Livre*
Acessível em Libras
*A exposição tem classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
17h
Homenagem a Leonilson | Leitura de cartas ao pôr do sol, com amigos do artista
Onde: Pátio da Pinacoteca
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Domingo (10) – Manhã 10h às 11h
Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões
Mediação: Bárbara Abril e Amanda Oliveira.
Onde: Exposição “Leonilson e das Amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: a partir dos 5 anos
Inscrições por ordem de chegada
Tarde 15h às 16h
“Leonilson e Das amizades”: conversa de ateliê sobre curadoria e expografia
Com Ricardo Resende, Aline Albuquerque, Sara Fael, Gisele de Paula, Fernanda Carvalho e Ana Lenice Dias
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Fonte: Pinacoteca do Ceará realiza evento para receber exposição de Leonilson (marciatravessoni.com.br)